Esqueci minha senha!         

EDITAL - Mostra de Filmes Documentários


Objetivo
A Mostra de filmes documentários do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: a Sociologia como Artesanato Intelectual, tem por objetivo apresentar as produções audiovisuais de cunho sócio antropológico, com qualidade técnica reconhecida nas ciências sociais, para discussão com pesquisadores interessados nos usos das imagens nas pesquisas sociais.

I. Inscrição
Poderão se inscrever as produções nacionais e internacionais de documentários que abordem questões socioculturais contemporâneas.

II. Requisitos para participação
1. Serão aceitas, exclusivamente, as produções de caráter sócio antropológico, que atendam às seguintes condições:
a. direção do documentário deverá ser de cientistas sociais, desde que devidamente inscritos no XVI Congresso Brasileiro de Sociologia junto à tesouraria desta associação;
b. produções realizadas nos últimos 5 anos (2009 em diante);
c. duração máxima do documentário 70 minutos;
d. caso seja produção estrangeira devem ser estritamente observadas as seguintes condições: DVD com legendas em português, sistema NTSC, região 4 (brasileira) ou região 0 (aberta).
e. é vedada a participação de diretores de filmes que sejam membros da Comissão da Imagem, membros da Comissão Organizadora do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia e ou da Diretoria da SBS.
f. é vedada a participação dos documentários financiados pela direção da atual gestão da SBS, e anteriores.

2. Documentos
a. formulário de inscrição anexo devidamente preenchido;
b. duas cópias do filme, em formato DVD (ainda que tenha sido produzido em outro formato), identificadas com: título, resumo da pesquisa em que se insere a produção, breve qualificação da equipe de realização, duração, ano e instituição;
c. Local
A inscrição, e remessa dos trabalhos audiovisuais, serão realizadas junto à secretaria da SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia:

Secretaria Geral
Universidade Federal da Bahia / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
SBS - Sociedade Brasileira de Sociologia
CEP: 40210-730
Estrada de São Lázaro, n.197, Federação
Salvador, Bahia
Telefone: (71) 3283-5853
A/C Antônio da Silva Câmara

d. Prazos
As inscrições estarão abertas do dia 11 de março até o dia 2 de maio de 2013 17 de maio de 2013, mediante a apresentação dos documentos exigidos acima. Para fins regulamentares será considerada a data de postagem nos correios.

III. Critérios de avaliação
Os trabalhos submetidos serão selecionados a partir dos seguintes parâmetros:
a. pertinência sócio antropológica da produção audiovisual;
b. linguagem na qual são retratadas as questões sócio antropológicas;
c. qualidades heurísticas e estéticas do relato fílmico.

IV. Processo de seleção
A seleção dos documentários será feita pela Comissão de Imagem do XVI Congresso da SBS, e levará em conta o cumprimento das condições descritas neste edital, principalmente dos itens 2. e III.

V. Participação e exibição no Congresso da SBS
A SBS disponibilizará sala específica para a exibição dos documentários. Após cada sessão haverá debate com os diretores dos filmes selecionados.

VI. Disposições Gerais
• A SBS esclarece que é de responsabilidade dos autores, e/ou de seus representantes, os custos de inscrição, transporte, estadia, etc., para o XVI Congresso Brasileiro de Sociologia.
• A Comissão de Imagem e a Diretoria da SBS não se responsabilizam por eventuais danos ou extravios dos trabalhos.
• A SBS comunicará a relação dos selecionados no site do congresso a partir de 1º de julho de 2013.
• Por meio desta inscrição, os autores cedem os direitos de exibição das obras no XVI Congresso Brasileiro de Sociologia e nos sites da SBS e do Congresso. A autorização deve constar no formulário de inscrição.
• A SBS emitirá certificado para os trabalhos exibidos no evento. 

Clique aqui para baixar o formulário de inscrição